Blog notícias e artigos

Planejamento Estratégico e o contexto ambiental

Empresas que buscam um sistema de gestão ambiental com base na NBR ISO 14.001/15 devem voltar sua atenção para conceitos como planejamento estratégico, mapeamento de processos, partes interessadas e suas necessidades e expectativas.

De acordo com a ISO 14.001/2015, a Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com o sistema de gestão ambiental, assegurando, dentre outros, que a política ambiental e os objetivos ambientais sejam estabelecidos e compatíveis com o direcionamento estratégico e o contexto da organização.

Quando a norma informa sobre direcionamento estratégico, percebe-se a importância dada ao planejamento estratégico nas empresas e sua relevância com um sistema de gestão ambiental que considera diversas partes interessadas como significativas em todo o processo. Assim o planejamento estratégico, com o viés ambiental, possibilitará a gestão das necessidades declaradas das partes interessadas, bem como trará elementos para que as expectativas dessas partes sejam monitoradas.

Ao definir um planejamento estratégico, a empresa cria um norte orientador para o seu sistema de gestão ambiental, possibilitando a criação de indicadores entre os diversos níveis da organização (estratégico, tático e operacional), bem como possibilitando uma maior clareza nos objetivos ambientais e seu respectivo planejamento de execução.

A NBR ISO 14.001/2015 traz novos conceitos, novos desafios e novas oportunidades. Assim à medida que a norma se torna iminente em uma grande maioria de empresas, sentimos um ambiente propício a novas ideias, novos processos e jeitos de trabalhar com a possibilidade efetiva de uma melhoria contínua.

Cientes do nosso propósito em provocar comportamentos sustentáveis, oferecemos aos nossos clientes auditorias internas de sistema de gestão com base na NBR ISO 14.001/2015.

Havendo interesse em maiores informações, entre em contato conosco pois teremos grande satisfação em apresentar os nossos serviços.

Darcileu Badaró OAB/MG – 120.969 – Sócio/Consultor Jurídico da Âmbito Homem e Ambiente.

Mais artigos

Adicional de periculosidade: tenho que pagar?

Âmbito responde uma dúvida frequente de seus clientes: "meus colaboradores que realizam atividades de risco nos termos do disposto na NR 16 devem receber adicional de periculosidade?"

Os membros do SESMT podem atuar de forma remota (não presencial)?

Esta é uma dúvida muito comum nas empresas e, por incrível que pareça, tal situação não está detalhada de forma tão clara no texto da NR 04.

Qual é a alternativa?

Na semana em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente é importante refletirmos sobre alternativas que nos permitam preparar o ambiente em que vivemos para as futuras gerações. Nesse...

Sede Minas Gerais

Rua Professor José Renault, 470 - Santa Lúcia - 30350-342 - Belo Horizonte /Minas Gerais

31 2121-7575
31 3296-5912

São Paulo
Elaine Moreira
31 98452-0100
elaine@ambito.com.br

Jussara Rocha
31 99572-3277
jussara@ambito.com.br

Newsletter

Assine e receba notícias da Âmbito

 

download App para Suporte