Blog notícias e artigos

Gestão de Ocorrências: 07 fatos que você não sabia, mas precisa saber!

Comumente, quando nos deparamos com um problema, a primeira reação é tentarmos solucioná-lo imediatamente. São raros os momentos que paramos para analisar a causa antes de agir no efeito, e esta ação pode se tornar mais um problema caso a ocorrência volte a acontecer.

Sim, a ação imediata é necessária a depender da natureza da ocorrência, porém, é preciso realizar a gestão dos problemas enfrentados pelas empresas, principalmente para que os mesmos não se repitam, e gerar vantagem competitiva para a organização, além de apontar caminhos para a melhoria contínua.  Sem a análise de causa, a tendência é a repetição do fato, e, consequentemente, retrabalho, desperdício e prejuízos para o negócio.

Muitas são as formas de se tratar corretamente uma não-conformidade, inclusive com o uso de ferramentas adequadas para cada organização.

Listamos abaixo, 07 fatos sobre gestão de ocorrências que você vai gostar de descobrir:

1-      Com a gestão de ocorrências, de maneira organizada e sistematizada, a empresa consegue controlar as ações, programar atividades e identificar as necessidades de cada setor;

2-      Solucionar os problemas do cotidiano a partir de pequenas ações, evitando o acúmulo dos fatores que desencadeiam a não conformidade;

3-       Controlar todo o processo necessário para atendimento do chamado, além de gerar dados estatísticos e relatórios;

4-      Monitorar a evolução de ocorrências abertas através de relatórios gerenciais;

5-      Ajuda a comprometer todas as áreas envolvidas com o problema e assumem responsabilidade para executar os planos de ação elaborados;

6-      Avaliar, através de indicadores, os prejuízos e ganhos da organização, seja através da economia de tempo ou evitando gastos desnecessários;

7-      Gera evidências que demonstram a evolução do sistema de gestão das empresas.

Nós acreditamos que uma equipe comprometida é capaz de juntos, construir soluções cada vez mais eficazes para os problemas encontrados no dia a dia das organizações.

Cristiane Botelho - OAB/MG – 108.595 – Sócia /Consultoria Jurídica da Âmbito Homem e Ambiente.

Mais artigos

Em Minas Gerais, fique atento às novidades no licenciamento ambiental a partir de 6/2/2018

Caso sua empresa possua atividades no estado de Minas Gerais, é importante atentar-se para as novidades que direcionarão os processos de licenciamento ambiental de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras...

Análises de ocorrências: é realmente possível simplifica-las?

Por que os problemas acontecem? Porque simplificamos as análises dos motivos que levaram a ocorrência do problema. Em outras palavras, não chegamos a encontrar a verdadeira causa raiz do...

A Nova Resolução ANTT 5232/16 (Substitui a Resolução ANTT 420/2004, entrou em vigor em 14/12/2017)

Vamos às principais alterações válidas até o momento:  CLASSE DE RISCO – NOME E CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO 1. Foi alterado o nome da CLASSE 9: antes nomeada como “Substâncias...

Sede Minas Gerais

Rua Professor José Renault, 470 - Santa Lúcia - 30350-342 - Belo Horizonte /Minas Gerais

31 2121-7575
31 3296-5912
Consultoria Jurídica 31 99550-3086
Consultoria Técnica 31 99685-8036
Tecnol. Informação 31 99781-3915
Cobr./Faturamento 31 97117-5619
Comercial 31 99930-1692

São Paulo
Elaine Moreira
11 7874-9798 - (Temporariamente indisponível)
Rádio 85*26952 - (Temporariamente indisponível)
elaine@ambito.com.br

Jussara Rocha
31 99572-3277
jussara@ambito.com.br


Newsletter

Assine e receba notícias da Âmbito

 

download App para Suporte